O Centro Municipal de Educação Infantil Iracema de Azevedo Bittencourt foi inicialmente nomeado e conhecido como Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI). Fundado em 25 de novembro de 1949, suas atividades eram desenvolvidas em um vagão de trem localizado na Rua Simão Domingues, nº 165, até meados da década de 1980.
O nome Iracema de Azevedo Bittencourt homenageia a fundadora do CMEI, que exerceu a presidência por vários anos, a qual era carinhosamente chamada de MAMUCHA. A denominação foi oficializada por meio da Lei nº 498, de 19 de agosto de 1991. Atualmente, o CMEI é mantido e administrado pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria Municipal de Educação. No entanto, até o ano de 2007, era de responsabilidade da PROVOPAR, órgão de assistência social, e conveniado à Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI). A instituição passou a integrar a Rede Municipal de Ensino por meio do Decreto nº 082/2005, de 21 de junho de 2005, sendo então constituída como Centro Municipal de Educação Infantil Iracema de Azevedo Bittencourt.
Atualmente, o CMEI Iracema conta com aproximadamente 35 funcionários e atende cerca de 157 crianças. Em 2024, a instituição ampliou sua atuação, passando a oferecer atendimento desde o Berçário até o Infantil IV, com a faixa etária ente 06 meses a 04 anos de idade, fortalecendo ainda mais seu compromisso com o desenvolvimento integral das crianças.
Essa trajetória demonstra a importância do CMEI Iracema para a comunidade. O que começou como uma pequena creche em um vagão de trem tornou-se uma referência em Educação Infantil, mantendo viva a essência do cuidado, da aprendizagem e do compromisso com um futuro melhor para as crianças.
O cmei Iracema de Azevedo Bittencourt, contemplado com uma área de 1363,87m, o qual possui uma cozinha, 2 berçario, 1 refeitório, 2 salas com banheiros, 6 salas de aula, 1 brinquedoteca e biblioteca, 2 banheiros, infantil conjuntos, 1 banheiro infantil adaptado, 1 banheiro comum adaptado, 2 banheiros, conjuntos, 1 secretária, 1 sala dos professores, 1 refeitório para professor, 1 quadra coberta.
Uma obra que teve início no mandato do ex prefeito Zak e foi entregue à população na tarde de terça-feira(04).