• SIGO - Ouvidoria da Saúde
  • SIGO - Ouvidoria da Saúde

Rebouças recebe cerimônia de dispensa militar

Cumprir suas obrigações legais e mostrar seu amor a pátria – com esses pensamentos  é que os jovens reboucenses foram na última quarta, 23/10 ao Ginásio de Esportes Camilão para jurar a bandeira e retirar seus certificados de dispensa militar.


A cerimônia, que contou com a presença de representantes militares do Exército Brasileiro, autoridades do município, Polícia Militar e familiares é um marco legal e civilizatório na vida dos, agora, reservistas, “é uma cerimônia que fazemos em todos municípios dos Campos Gerais e região e é um importante momento para eles conhecerem mais do exército, se inteirarem de suas obrigações e fortalecer essa ligação patriótica”, relata o capitão Wilson, do 13º BIB de Ponta Grossa.

O secretário da junta militar de Rebouças, César Cabral, aponta que a convocação esse ano foi tranquila, “com forte campanha em rádios e internet conseguimos uma boa adesão dos nascidos em 2001 se inscreverem, algo muito positivo, visto que quem não cumpriu com esse papel fica com problemas legais para fazer documentos, entre outros”, comenta.

Para o prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, que participou da sessão solene, momentos como esse são importantes para construção do cidadão, “é um momento de sentir que está na vida adulta e que tem responsabilidades, uma situação que colabora para o desenvolvimento desses jovens se tornares pessoas que contribuem para toda sociedade”, afirma.

Agricultura de Rebouças recebe máquinas e outros investimentos

A agricultura é uma das grandes forças de Rebouças, os agricultores familiares colaboram com o desenvolvimento e crescimento do município, por isso, há uma busca incessante por recursos para essa área – e outubro vem sendo muito positivo para a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Serviços Rurais, nesse sentido.

A pasta recebeu uma colhedora de forragens e um braço hidráulico para adaptação da mesma no trator, a máquina serve para fazer a silagem de milho e outros grãos. O investimento, obtido por emenda federal, foi de 187 mil reais e será muito útil ao município, “tínhamos uma colhedora mas era muito menor, aquém das necessidades dos nossos agricultores, mas agora temos uma máquina bem maior, nova, que vai nos ajudar muito no dia a dia, colaborando com todos produtores rurais de Rebouças”, enfatiza Laércio Cipriano, secretário da pasta.


Mas não para por aí, um novo carro, balança, pallets, balança, lavadora de alta pressão e caixas plásticas também chegaram via parceria com o governo do Paraná. “O carro e demais objetos serão usados principalmente na nossa Central de Abastecimento, onde a gente organiza a produção que vem dos nossos agricultores e mandamos para escolas e outros lugares, além de realizarmos cursos, então é algo que a gente realmente precisa e veio em boa hora”, destaca Laércio.


Investimentos como esses se somam a diversos outros que marcam o crescimento de Rebouças nos últimos anos, “temos feito de tudo para melhorar nossa frota de veículos e nossa estrutura como um todo, seja na agricultura, saúde, educação, geração de empregos, em todas as áreas estamos sempre em busca de parcerias e projetos pra fazer um município cada vez mais forte”, comenta o prefeito da cidade, Luiz Everaldo Zak.

: Deputado Aliel Machado se fez presente na cerimônia de entrega oficial da nova máquina colhedora de forragens. Emenda para a compra veio através de seu gabinete.

Rebouças recebe van adaptada para transporte de pacientes

O município de Rebouças, nos últimos anos, vem passando por uma grande renovação de sua frota, em especial dos veículos ligados a Secretaria de Saúde da cidade. Agora, mais uma importante conquista para a área acaba de chegar: uma van de transporte de quem necessita de consultas, operações ou outros procedimentos em outras cidades.

O veículo da marca Mercedes Benz, que conta com 19 lugares, teve um investimento de 223 mil reais, entre emenda parlamentar e contrapartida do município. Um grande diferencial nele é é o assento automatizado que auxilia cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção a entrarem no carro. 

Na visão do prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, o investimento foi certeiro, “temos muitos cidadãos que vão pra Curitiba se tratar e muitos deles já tem um quadro de saúde complicado, por isso, tínhamos que investir numa van confortável, segura e adaptado e felizmente conseguimos. Um carro assim é um alento para a viagem dessas pessoas que já se encontram em um momento delicado, com problemas de saúde”, explica.

2019 vem sendo um ano marcante no município na questão dos veículos para atendimentos na saúde - além da van, três ambulâncias, além de outros carros, chegaram a Rebouças, “realmente é algo que nós priorizamos. Em momentos tão delicados, um carro de qualidade, estruturado, pode ser o diferencial na vida de uma pessoa  e isso não tem preço, por isso que estamos investindo nisso e não nos damos por satisfeitos”, revela o prefeito. 

Corrida e festival encerram o mês de aniversário de Rebouças

 

Apresentações culturais, desfiles, bailes, concursos, festivais, competições - o mês de setembro, que celebra os 89 anos do município, foi marcante em Rebouças. E no último final de semana de eventos, o 3º Circuito de Atividades e o Festival de Música Sertaneja fecharam com chave de ouro a programação.

O Circuito de Atividades contou corrida desde para crianças até adultos, sendo a disputa de 5km o auge da atividade. “É um evento de integração entre corredores de todas as idades e cidades, uma prova de que a corrida de rua vem se fortalecendo e merece atenção. Os mais de 50 reboucenses que se inscreveram na categoria adulta mostra que já é uma atividade física consolidada no nosso município”, destaca o assessor de esportes de Rebouças, Enoch Pereira.

Helder Paluch, um dos vários corredores de Rebouças, comenta como a corrida foi algo positivo para todos, “Veio pessoal de elite para a corrida mas muita gente como eu que vê nela uma oportunidade de fazer uma atividade, de incentivar quem esteja vendo também a começar a correr ou praticar outro esporte”, comenta o corredor.

Festival reúne mais de 40 participantes

Após a corrida o festival, que aconteceu no Centro Cultural Flórido Cabral, veio para completar o dia final de atividades. Cantores mirins e adultos de Rebouças e outras cidades do estado participaram do evento. “Já é o terceiro festival e os cantores e população já conhecem a seriedade e organização do concurso musical, por isso cada vez mais só aumenta o interesse de todos”, explica a secretária de educação reboucense, Elismara Teixeira.

Ao encerrar esse mês especial para a cidade, aos olhos do prefeito Luiz Everaldo Zak, fica o sentimento de missão cumprida, “foi um esforço conjunto de todos do município para fazer todos esses eventos acontecerem da melhor maneira possível e a recepção do público mostra que acertamos, isso muito nos orgulha e nos motiva a no ano que vem fazer uma festa ainda mais bonita”, revela Zak. 

Paço Municipal Caetano Castagnoli
Endereço: Rua José Afonso Vieira Lopes, nº 96 - Centro - CEP 84550-000
Telefone: (42) 3457.1299 / (42) 3457.1234 / (42) 3457.1387 / (42) 3457.1146
CNPJ: 77.774.859/0001-82
Horário de Atendimento: de Segunda a Sexta-feira das 08:00h às 12:00h / 13:00h às 17:00h 

 

Hueby Solutions

Desenvolvido por Carlos Eduardo Hilgemberg Whatsapp do Carlos Eduardo