Simulação reforça o respeito no trânsito

Ligado .

O mês de maio, é marcado internacionalmente por ações que buscam a conscientização para redução dos acidentes de trânsito e, por isso, é chamado de Maio Amarelo. Para mostrar que Rebouças também está preocupada com a questão, é que a Secretaria de Saúde do município - em parceria com outros órgãos -  realizou uma impactante ação no centro da cidade.

Com um carro bastante batido e um boneco, a ação levou para a população uma simulação que mostra os perigos no trânsito, “simulamos esse acidente para despertar o interesse de todos com a questão, envolvemos até o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para mostrar a seriedade que um acidente traz para quem está envolvido”, comenta o agente de saúde e coordenador da campanha, Aguinaldo Antônio Hurbik.

Além do acidente simulado, a ação também contou com uma ‘blitz do bem’, onde agentes de saúde entregavam para pedestres e motoristas cartilhas acerca do cuidado no trânsito, “uma ação complementa a outra, então a pessoa vê o carro batido, desperta aquela sensação do cuidado e a campanha com as cartilhas vem para realmente mostrar para o cidadão o que ele pode fazer para que nunca se envolva em um acidente”, destaca Aguinaldo.

O presidente do Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, Márcio Gobor, também esteve presente na ação e relata como é importante as pessoas dirigirem com a consciência da periculosidade de um carro, “ falamos que o carro é uma arma, porque ele pode matar uma pessoa, então o condutor de um veículo tem que estar sempre atento, sóbrio e preparado para dirigir um carro. No trabalho no hospital vemos diariamente quantas famílias são destruídas pela imprudência no trânsito, temos que dar um basta nisso”, conta Márcio.
 

E a ação obteve sucesso, prova disso é o agricultor Basílio Antunes, que viu no projeto algo único, “é importante fazer algo diferente, alguma coisa que choque as pessoas, porque pra muita gente só a explicação não resolve, tem que ver na frente o que pode acontecer em um acidente, por isso achei bem legal essa ação de hoje”, relatou o reboucense.

 

Além da secretaria de saúde, o Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar integraram a ação