Prefeitura instala banheiros em casas do interior

Dados da Organização Mundial de Saúde, a OMS, apontam que cerca de 11% das propriedades rurais no Brasil ainda não possuem banheiro. Esse número despertou um alerta no país, afinal, problemas de saneamento desencadeiam em doenças evitáveis. De olho nesse quadro, Rebouças desenvolveu um projeto que até agora já entregou mais de 20 instalações de sanitários domésticos no interior do município.

O projeto, que é fruto de um convênio com o governo federal, atende pessoas com situação econômica e social vulnerável, que não tem condições de comprar a estrutura, “todos gostam de ter um banheiro, um espaço limpo, cheiroso e bem cuidado, entretanto, nem todos podem construir um, então esse é o papel da administração pública, propiciar uma vida melhor para os cidadãos”, explica o prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak.

Além do vaso sanitário, uma pia com tanque e estrutura de alvenaria coberta, os sanitários também contam com sistema de tratamento de dejetos, “o sistema tem capacidade para, no mínimo, 5 anos. Por se tratar de residèncias no interior, essa é a melhor forma de construção e nenhuma apresentou problema até o momento”, destaca o engenheiro do município,

Com a ação, o prefeito acredita que todo o município sai ganhando, “além de famílias serem assistidas, ganhando em higiene e qualidade de vida, todo o sistema de saúde de Rebouças sai ganhando, afinal, a prevenção de doenças é a forma mais efetiva de se investir em saúde e é isso que procuramos fazer nesse projeto”, finaliza.