• Vem aí, a 2ª Copa Rebouças de Jiu Jitsu! Para fazer sua inscrição e obter mais informações sobre o evento, clique na imagem.
  • SIGO - Ouvidoria da Saúde
  • SIGO - Ouvidoria da Saúde

Aulas de dança levam saúde e disciplina aos alunos de Rebouças

Levar aos alunos da rede municipal de ensino uma alternativa de prática física, sem deixar de lado a questão educacional e motora – são por esses motivos que a Secretaria Municipal de Educação desenvolve o Projeto de Dança, atividade que ensina diversas modalidades de dança para as crianças do município.

Quem administra as aulas é a professora Stefani Allana Kowalski, na visão dela, esse tipo de atividade é muito proveitosa para o desenvolvimento desses estudantes, “Sempre a importância da dança, ainda mais nessa fase de desenvolvimento das crianças, pois resulta numa melhoria significativa da coordenação motora, do ritmo, da coletividade e disciplina, além da descoberta do autoconhecimento, pois podem se expressar através de seus movimentos”, explica a professora.

Com mais de 170 alunos entre 4 e 11 anos divididos em 16 turmas, o projeto vem se destacando e, principalmente, agrada quem participa, “vejo com muita alegria esse projeto já que eles se mostram muito contentes e satisfeitos com as aulas”, relata Stefani. A visão é corroborada pela secretária de educação de Rebouças, Rogéria Ducat, “sempre que falo com os alunos ou os pais a resposta é sempre a melhor possível, todos aprovam a iniciativa”, comenta.

As aulas do Projeto de Dança se juntam a diversas ações, como o Projeto Sansão de aulas de Jiu Jitsu, que levam aos alunos da rede municipal uma variedade de ofertas fora da sala de aula em horários alternativos. “Essa é uma forma de manter motivado o aluno, mostrar que há diversas formas de aprender e evoluir como cidadão, e no caso desses projetos eles aprendem enquanto se divertem, até podem descobrir sua vocação com isso, portanto, sempre incentivamos essas ações”, fala o prefeito do município, Luiz Everaldo Zak.

Projeto leva jiu-jitsu a mais de 100 alunos em Rebouças

 

 

Cada vez mais o esporte ganha protagonismo nas escolas. É através dele que crianças e adolescentes, além de melhorar seu condicionamento físico, também recebem importantes lições de disciplina e sociabilidade. Em Rebouças, o Projeto Sansão leva a mais de 100 alunos da rede municipal de ensino o jiu-jitsu, arte marcial que cresce dia a dia no Brasil.

O professor Alisson Silva, faixa preta na modalidade, é quem ministra as aulas nas escolas. Para ele, o jiu-jitsu é um esporte muito bom para quem está se desenvolvendo, “é uma modalidade que não leva muito risco pois são golpes apenas de imobilização, mas é muito efetiva para o corpo e também para a cabeça desses jovens”, explica Alisson.

O projeto, que acontece nos contraturnos das aulas desde 2018, é uma realização da Secretaria Municipal de Educação de Rebouças e vem sendo um sucesso na visão da secretária da pasta, Rogéria Ducat, “desde o começo a gente viu uma grande melhora no comportamento dos alunos do projeto, seja durante a prática do esporte mas, principalmente, na sala de aula -  ficam mais disciplinados, calmos e isso, claro, só colabora com a formação deles e com o trabalho de todos os professores”, revela.

Para o prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, investir em projetos diferentes é algo importante hoje em dia, “é necessário prender a atenção do jovem com algo, e o esporte ajuda muito nisso, por isso, temos projetos como o Sansão, além de outros, todos na busca de levar aos nossos alunos uma nova alternativa esportiva e que aos poucos vai ajudar eles também a se tornarem cidadãos melhores”.

 

Alunos entre 5 e 16 anos participam do Projeto Sansão

Evento leva conscientização sobre meio ambiente para alunos de Rebouças

Muita alegria, integração, mas acima de tudo, informação! Assim foi o Encontro pelo Meio Ambiente, evento que levou aos alunos da rede municipal de ensino de Rebouças importantes noções sobre guarda responsável de animais, importância da reciclagem e de como o meio ambiente é essencial para a vida de todos e porque devem preservá-lo.

A ação, que é uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Secretaria de Educação do município, reuniu cerca de 1200 crianças no evento que teve palestras e teatros sobre os temas tratados. Para a secretária de educação do município, Rogéria Ducat, esses ensinamentos são muito importantes para os alunos, “mais do que aprendem em sala de aula é necessário essas lições de hoje que, com certeza, levarão para suas casas e pro resto de suas vidas”, destaca Rogéria.

Mas o encontro não foi o único evento sobre o tema, o secretário de Agricultura, Laércio Cipriano, explica que essa parceria trouxe durante todo o semestre ações ligadas ao meio ambiente, “teve palestras nas escolas, confecção de cartazes e murais por parte dos alunos, também entregamos pequenos lixos para as crianças levassem para casa, então é uma série de ações que resultam no trabalho aqui das palestras”, comenta.

Uma das palestrantes do dia foi Daiane Leal, estudante de medicina veterinária, fala que além de poder ensinar às crianças conceitos de proteção animal, também acaba enriquecendo sua própria formação, “fico muito feliz em participar desse evento, vejo muito interesse dessas crianças que são nosso futuro, além de ser um momento que eu mesmo aprendo e sinto devolvendo para a comunidade tudo que aprendi na faculdade”, revelou Daiane.

Proerd forma alunos em Rebouças

Professores, policiais, estudantes, família, secretaria de educação - todos esses são componentes essenciais  no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, projeto coordenado pela Polícia MIlitar do Estado do Paraná, que teve, na última sexta-feira, 14/06, a formatura de cerca de 300 estudantes em Rebouças.

Alunos das quintas séries da rede municipal de ensino participaram dos dez encontros onde tiveram lições sobre cidadania e combate às drogas e à violência. Para a diretora da Escola Municipal Erasmo Pilotto, Rita de Ramos, ver seus alunos participar do programa é um motivo de alegria, “Sabemos como o Proerd é importante para formação dessas crianças, no projeto eles aprendem e reforçam as noções do perigo das drogas, além do respeito ao próximo”, comenta a diretora.

A secretária de Educação de Rebouças, Rogéria Ducat, segue a mesma visão, afinal, a soma de esforços contribui para os estudantes, “todo apoio é importante para a formação do aluno e essa ação da Polícia Militar sempre colabora muito pois desperta o interesse do aluno no tema, ele aprende de outra forma coisas importantes para a sua vida”, explica Rogéria.

A formatura,que encheu o Ginásio de Esportes Camilão, teve, além do momento solene, muita alegria e interatividade. Coordenador do Proerd, o 1º tenente Paulo César Marcondes destacou em sua fala a importância do projeto permanecer vivo para todos, “A formatura é só um marco para agradecer a quem colaborou nas aulas, como os professores, os policiais, e a família, mas principalmente: é uma forma de mostrar que o respeito ao próximo é o mais importante e devemos levar isso todos os dias da nossa vida”, relatou.

 

Paço Municipal Caetano Castagnoli
Endereço: Rua José Afonso Vieira Lopes, nº 96 - Centro - CEP 84550-000
Telefone: (42) 3457.1299 / (42) 3457.1234 / (42) 3457.1387 / (42) 3457.1146
CNPJ: 77.774.859/0001-82
Horário de Atendimento: de Segunda a Sexta-feira das 08:00h às 12:00h / 13:00h às 17:00h 

 

Hueby Solutions

Desenvolvido por Carlos Eduardo Hilgemberg Whatsapp do Carlos Eduardo