• SIGO - Ouvidoria da Saúde
  • SIGO - Ouvidoria da Saúde

Corrida e festival encerram o mês de aniversário de Rebouças

 

Apresentações culturais, desfiles, bailes, concursos, festivais, competições - o mês de setembro, que celebra os 89 anos do município, foi marcante em Rebouças. E no último final de semana de eventos, o 3º Circuito de Atividades e o Festival de Música Sertaneja fecharam com chave de ouro a programação.

O Circuito de Atividades contou corrida desde para crianças até adultos, sendo a disputa de 5km o auge da atividade. “É um evento de integração entre corredores de todas as idades e cidades, uma prova de que a corrida de rua vem se fortalecendo e merece atenção. Os mais de 50 reboucenses que se inscreveram na categoria adulta mostra que já é uma atividade física consolidada no nosso município”, destaca o assessor de esportes de Rebouças, Enoch Pereira.

Helder Paluch, um dos vários corredores de Rebouças, comenta como a corrida foi algo positivo para todos, “Veio pessoal de elite para a corrida mas muita gente como eu que vê nela uma oportunidade de fazer uma atividade, de incentivar quem esteja vendo também a começar a correr ou praticar outro esporte”, comenta o corredor.

Festival reúne mais de 40 participantes

Após a corrida o festival, que aconteceu no Centro Cultural Flórido Cabral, veio para completar o dia final de atividades. Cantores mirins e adultos de Rebouças e outras cidades do estado participaram do evento. “Já é o terceiro festival e os cantores e população já conhecem a seriedade e organização do concurso musical, por isso cada vez mais só aumenta o interesse de todos”, explica a secretária de educação reboucense, Elismara Teixeira.

Ao encerrar esse mês especial para a cidade, aos olhos do prefeito Luiz Everaldo Zak, fica o sentimento de missão cumprida, “foi um esforço conjunto de todos do município para fazer todos esses eventos acontecerem da melhor maneira possível e a recepção do público mostra que acertamos, isso muito nos orgulha e nos motiva a no ano que vem fazer uma festa ainda mais bonita”, revela Zak. 

Segurança ganha reforço na rede de ensino reboucense

A segurança é um dos pontos primordiais na vida do cidadão brasileiro. A preocupação com as pessoas que cercam e o patrimônio se tornam cada vez mais importantes, por isso, dentro do que a lei permite, Rebouças vem fazendo o possível para deixar o município mais seguro para todos, principalmente nas escolas e CMEIs da cidade.

Com investimento total passando da casa dos 260 mil, a Prefeitura Municipal de Rebouças adquiriu câmeras, alarmes, botões de incêndio, pânico e auxílio médico, entre outros – todo esses equipamentos serão interligados com empresa de segurança contratada, 24 horas por dia. Além disso, Rebouças também reforçou a segurança dos espaços públicos e eventos do município com os novos contratos.

Na visão do prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, a administração pública municipal não pode se isentar do debate sobre o tema, “sabemos que a segurança é um tema muito mais ligado ao governo estadual e federal, principalmente pelas suas polícias, mas também podemos contribuir nisso, colaborar com as outras forças e deixar uma cidade mais segura para todos, especialmente os mais novos, além, claro, de preservar nosso patrimônio”, comenta.

Para Elismara Gempka, secretária de educação do município, os investimentos irão contribuir de grande forma para a educação reboucense, “com essas câmeras e todo o resto dos materiais, os alunos, pais, funcionários e professores ficarão mais tranquilos no dia a dia. Outra coisa importante é a segurança dos nossos materiais dentro das escolas e secretaria, coisa que a gente luta tanto pra conseguir e por vezes são roubados”, explica a secretária. A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo também vai contar com o novo aparato de segurança.

Apresentações artísticas marcam mês de aniversário de Rebouças

No próximo dia 21, Rebouças completa 89 anos de história. Durante todo o mês de setembro, várias atividades, como bailes, concursos, atividades esportivas, apresentações, marcam esse mês tão especial para o município. E uma dessas ações foi a noite de apresentações artísticas dos alunos das instituições de ensino e apoio do município.
 

Sob coordenação da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Rebouças, o  contou com a abertura da Banda Marcial da Melhor Idade, de Ponta Grossa, que trouxe ao grande público da noite, além de uma bonita apresentação, um exemplo de superação. Apresentações de grupos de Mallet e Rio Azul também contribuíram para o sucesso da noite.

Elismara Teixeira, secretária de educação do município, destaca a importância de promover uma noite como essa, “é uma forma de homenagear o município que amamos mas também de promover uma integração entre nossos alunos, até os ensaios são uma forma de eles terem um aprendizado diferente, um objetivo comum. Tudo que envolve essa noite é muito importante”, destaca a secretária.


O prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, se sente orgulhoso de tantas pessoas dedicadas ao sucesso do evento, “a gente só tem a agradecer a equipe da secretaria, aos alunos, aos seus pais pelo incentivo mas meu grande agradecimento fica para os professores e funcionários das escolas, pois foram eles que ensaiaram, motivaram e se desdobraram para produzir essas belas apresentações da noite de hoje”.

 

 

Aulas de dança levam saúde e disciplina aos alunos de Rebouças

Levar aos alunos da rede municipal de ensino uma alternativa de prática física, sem deixar de lado a questão educacional e motora – são por esses motivos que a Secretaria Municipal de Educação desenvolve o Projeto de Dança, atividade que ensina diversas modalidades de dança para as crianças do município.

Quem administra as aulas é a professora Stefani Allana Kowalski, na visão dela, esse tipo de atividade é muito proveitosa para o desenvolvimento desses estudantes, “Sempre a importância da dança, ainda mais nessa fase de desenvolvimento das crianças, pois resulta numa melhoria significativa da coordenação motora, do ritmo, da coletividade e disciplina, além da descoberta do autoconhecimento, pois podem se expressar através de seus movimentos”, explica a professora.

Com mais de 170 alunos entre 4 e 11 anos divididos em 16 turmas, o projeto vem se destacando e, principalmente, agrada quem participa, “vejo com muita alegria esse projeto já que eles se mostram muito contentes e satisfeitos com as aulas”, relata Stefani. A visão é corroborada pela secretária de educação de Rebouças, Rogéria Ducat, “sempre que falo com os alunos ou os pais a resposta é sempre a melhor possível, todos aprovam a iniciativa”, comenta.

As aulas do Projeto de Dança se juntam a diversas ações, como o Projeto Sansão de aulas de Jiu Jitsu, que levam aos alunos da rede municipal uma variedade de ofertas fora da sala de aula em horários alternativos. “Essa é uma forma de manter motivado o aluno, mostrar que há diversas formas de aprender e evoluir como cidadão, e no caso desses projetos eles aprendem enquanto se divertem, até podem descobrir sua vocação com isso, portanto, sempre incentivamos essas ações”, fala o prefeito do município, Luiz Everaldo Zak.

Projeto leva jiu-jitsu a mais de 100 alunos em Rebouças

 

 

Cada vez mais o esporte ganha protagonismo nas escolas. É através dele que crianças e adolescentes, além de melhorar seu condicionamento físico, também recebem importantes lições de disciplina e sociabilidade. Em Rebouças, o Projeto Sansão leva a mais de 100 alunos da rede municipal de ensino o jiu-jitsu, arte marcial que cresce dia a dia no Brasil.

O professor Alisson Silva, faixa preta na modalidade, é quem ministra as aulas nas escolas. Para ele, o jiu-jitsu é um esporte muito bom para quem está se desenvolvendo, “é uma modalidade que não leva muito risco pois são golpes apenas de imobilização, mas é muito efetiva para o corpo e também para a cabeça desses jovens”, explica Alisson.

O projeto, que acontece nos contraturnos das aulas desde 2018, é uma realização da Secretaria Municipal de Educação de Rebouças e vem sendo um sucesso na visão da secretária da pasta, Rogéria Ducat, “desde o começo a gente viu uma grande melhora no comportamento dos alunos do projeto, seja durante a prática do esporte mas, principalmente, na sala de aula -  ficam mais disciplinados, calmos e isso, claro, só colabora com a formação deles e com o trabalho de todos os professores”, revela.

Para o prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, investir em projetos diferentes é algo importante hoje em dia, “é necessário prender a atenção do jovem com algo, e o esporte ajuda muito nisso, por isso, temos projetos como o Sansão, além de outros, todos na busca de levar aos nossos alunos uma nova alternativa esportiva e que aos poucos vai ajudar eles também a se tornarem cidadãos melhores”.

 

Alunos entre 5 e 16 anos participam do Projeto Sansão
Paço Municipal Caetano Castagnoli
Endereço: Rua José Afonso Vieira Lopes, nº 96 - Centro - CEP 84550-000
Telefone: (42) 3457.1299 / (42) 3457.1234 / (42) 3457.1387 / (42) 3457.1146
CNPJ: 77.774.859/0001-82
Horário de Atendimento: de Segunda a Sexta-feira das 08:00h às 12:00h / 13:00h às 17:00h 

 

Hueby Solutions

Desenvolvido por Carlos Eduardo Hilgemberg Whatsapp do Carlos Eduardo