Programa Eco-Troca leva renda, comida na mesa e preservação ambiental para reboucenses

Comida de qualidade, renda para o produtor rural e preservação ambiental. Esse é o tripé em que se baseia o programa Eco-Troca, da Secretaria Municipal de Agricultura de Rebouças. A ação acontece de forma simples: cada três quilos de materiais recicláveis podem ser trocados por um quilo de alimento. “É uma forma de aliar vários pontos importantes pro município, como renda, meio ambiente e desenvolvimento social e vem dando certo, prova disso é o envolvimento da população no programa”, comenta o secretário da pasta, Laércio Cipriano.

As ações do Eco-Troca acontecem quinzenalmente nas Vila Ester (em frente a associação de moradores do bairro) e Vila Feliz (em frente a Mercearia da Soninha), “são duas áreas que possuem famílias carentes e por isso focamos nossa atuação nesses lugares”, explica Laércio. Todo material reciclável recolhido é repassado para coletores do município  de modo a colocar ainda mais pessoas nesse ciclo, “desde a etapa inicial até a final, tudo acontece dentro de Rebouças, mostrando assim a eficácia do Eco-Troca”, relata o secretário.